Em condições normais, uma hemorragia ligeira consequente de um pequeno corte tende a parar espontaneamente ao fim de poucos minutos, devido à formação de um coágulo estável que reveste a ferida, impedindo a saída de sangue.
O processo de coagulação é activado perante uma lesão da parede de um vaso sanguíneo, com o intuito de encerrar a lesão, para reduzir ao mínimo a perda de sangue enquanto se procede à reparação do vaso danificado.
Conjunto de doenças que se caracterizam pelo aparecimento na pele e nas mucosas de manchas com típica coloração avermelhada ou violeta, de diferente tamanho, provocadas por hemorragias nos tecidos subjacentes.
O tratamento anticoagulante consiste na administração de medicamentos que inibem parcialmente os mecanismos da coagulação sanguínea, sendo utilizado na prevenção e tratamento das tromboses e nas suas complicações.
Denomina-se de trombose o mecanismo fisiopatológico através do qual se produzem trombos, ou seja, aglomerados de células, fibras e factores de coagulação que constituem uma massa, a qual vai obstruir total ou parcialmente o lúmen de um vaso sanguíneo.
Higiene dentáriaA higiene dentária é fundamental para prevenir o desenvolvimento de cáries e de doenças nas gengivas. O seu objectivo é muito concreto: elim...