A administração por via oral, ou seja, pela boca, é uma das formas mais antigas e comuns de utilização de medicamentos, sobretudo devido à sua comodidade.
Esta via de administração corresponde à introdução de produtos líquidos directamente nos tecidos do corpo ou na circulação sanguínea, para que sejam distribuídos através do sangue a todo o organismo.
A administração de medicamentos por via rectal tanto se pode efectuar para se obter uma acção local como para se conseguir um efeito sistémico, já que o número de medicamentos absorvidos através da mucosa do intestino grosso é elevado.
A administração de um medicamento por via tópica visa a obtenção de uma acção local sobre o tecido ou órgão afectado, de modo a que os princípios activos passem em quantidade diminuta para a circulação sanguínea, evitando-se os efeitos sistémicos.
Embora se costume considerar que os medicamentos são eficazes e seguros até ao seu prazo de validade, indicado na embalagem de cada produto, apenas o são caso sejam conservados em boas condições.
Actualmente, dispomos de uma enorme variedade de medicamentos, de origem muito diversa, extremamente úteis para o tratamento de várias doenças, desde que sejam prescritos e utilizados correctamente.
Higiene dentáriaA higiene dentária é fundamental para prevenir o desenvolvimento de cáries e de doenças nas gengivas. O seu objectivo é muito concreto: elim...