Embora todas as crianças possam ser afectadas por acidentes muito distintos, alguns muito comuns ao longo de toda a vida, como por exemplo os acidentes de circulação quando se viaja de automóvel, como a frequência de outros varia consoante cada etapa de evolução em função do desenvolvimento psicomotor e as actividades das crianças, convém que os pais tenham em conta os principais riscos e adoptem as oportunas medidas para os prevenir.
As crianças são as principais vítimas dos cada vez mais frequentes acidentes de viação, devido ao contínuo aumento do número de automóveis, já que correm perigo enquanto peões, quando andam de bicicleta e ao viajarem no automóvel.
A casa de banho, um local da casa muito frequentado por todos, compreende diversos perigos para as crianças. De forma a prevenir-se eventuais riscos, deve-se cumprir alguns requisitos básicos e adoptar uma série de precauções no decorrer da sua utilização diária.
A cozinha constitui o local mais perigoso da casa para as crianças, pois é nela que se produz a maioria dos acidentes domésticos, o que justifica o facto de haver quem considere que se deveria evitar a entrada da criança na cozinha...
Caso não se adopte as devidas precauções, a sala de estar costuma estar repleta de perigos para as crianças, sobretudo para as mais novas, mas também para as mais velhas - deve-se, por isso, adaptar o mobiliário e a decoração.
Como as crianças costumam estar expostas a perigos graves nos arredores da casa, arrecadação, garagem e mesmo no jardim, deve-se prevenir sempre a possibilidade de acidentes
O quarto da criança, o local da casa onde passa a maioria do tempo, muitas vezes sozinha, onde brinca e descansa, deve ser adaptado de modo a oferecer máximas garantias de segurança.
Desenvolvimento da linguagemO desenvolvimento da linguagem, o principal meio de comunicação do ser humano, necessita de um suficiente amadurecimento do sistema nervoso ...