A febre é um problema comum nos bebés, já que o aumento da temperatura do corpo constitui uma manifestação habitual das doenças infecciosas que se evidenciam com uma certa frequência ao longo da infância.
São assim designadas as várias doenças infecciosas que se costumam evidenciar ao longo da infância e que se caracterizam pelo aparecimento de uma erupção cutânea, tendo normalmente, embora existam excepções, uma evolução benigna, não originando complicações.
Como existem alguns problemas tão comuns ao longo da infância que acabam por afectar praticamente quase todos os bebés, os pais devem saber o tipo de comportamento a adoptar caso os mesmos surjam.
A existência de inúmeros problemas de saúde que podem ter graves repercussões e comprometer a qualidade de vida no futuro tornam a infância um período particularmente crítico.
Dado que os primeiros meses de vida constituem um período muito delicado em que o organismo do bebé se vai progressivamente adaptando à vida autónoma à medida que vai amadurecendo e desenvolvendo, deve-se realizar consultas médicas regulares, de início uma vez por mês, para verificar se a sua evolução não evidencia qualquer problema e se o bebé goza de boa saúde.
A administração sistemática de vacinas ao longo da infância constitui a forma de prevenção mais eficaz para proteger os bebés do padecimento de várias doenças infecciosas muito contagiosas e potencialmente perigosas.
É através das consultas realizadas regularmente ao longo da infância que o pediatra controla o crescimento e o desenvolvimento do bebé, avalia o seu estado de saúde e sugere as medidas mais adequadas para fortalecer o seu bem-estar.