Os primeiros anos de vida são essenciais para a aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis, já que caso um bebé aprenda a "comer bem", vai fazê-lo bem quando se tornar adulto.
Após a ablactação, ou desde o nascimento quando por algum motivo a mãe não possa ou não deseje dar de mamar ao bebé, deve-se recorrer à amamentação artificial baseada em leites adaptados administrados através de um biberão.
Dar de mamar ao bebé é um acto instintivo que, para além de o alimentar e de lhe proporcionar os nutrientes básicos de que necessita para crescer, favorece o seu desenvolvimento psicológico e emocional.
Quando se optar pela amamentação materna, deve-se efectuar uma correcta higiene dos seios, de modo a diminuir o risco de transmissão de uma infecção ao bebé e o aparecimento de vários problemas nos próprios seios, como as irritações, as fendas e a mastite, que dificultam ou obrigam à suspensão temporária da amamentação.
Embora o bebé se alimente, ao longo dos primeiros três ou quatro meses, à base de leite, em seguida necessita de uma alimentação complementar, já que os novos sabores preparam-no para uma futura alimentação completa, equilibrada e variada.
Protecção solarA excessiva exposição ao sol é prejudicial para a pele, pois pode provocar queimaduras, favorece o envelhecimento cutâneo e constitui um fac...