Considera-se que um casal é infértil quando não consegue, por vários motivos, obter uma gravidez após manter relações sexuais de forma regular e sem recorrer à utilização de qualquer método contraceptivo durante, pelo menos, dois anos.
O estudo da infertilidade, ou seja, o diagnóstico da sua causa específica em cada caso, necessita da participação activa e responsável de ambos os membros do casal afectado.
Embora a infertilidade seja um problema cada vez mais frequente, a taxa de sucesso obtida com os tratamentos actualmente existentes é igualmente maior.
Entre os primeiros exames solicitados para se definir as possíveis causas de infertilidade feminina destaca-se o registo diário da temperatura basal do corpo, através do qual se pode detectar se os ciclos menstruais controlados produzem ou não ovulações. Como já foi anteriormente referido, deve-se destacar que a ausência persistente de ovulações evidencia um quadro de infertilidade.
As técnicas de reprodução assistida constituem uma alternativa para o tratamento da infertilidade, que avança sem parar, e passam por um constante aperfeiçoamento.
DepressãoA depressão é um problema psíquico muito frequente, cujo principal sintoma costuma corresponder a uma sensação de tristeza profunda e persis...