O período posterior ao parto caracteriza-se pela produção de uma série de alterações no corpo da mulher, não só a nível genital, mas em todo o organismo, para que o mesmo regresse progressivamente à normalidade existente antes da gravidez.
A produção do leite materno inicia-se pouco depois do parto e constitui um momento muito especial, pois permite que mãe e filho recuperem com maior intensidade o contacto íntimo estabelecido ao longo dos meses da gravidez.
Os seios começam a recuperar progressivamente a sua forma e firmeza prévias à gravidez, a partir do momento em que o ciclo hormonal se reinicia e as alterações típicas do pós-parto se começam a manifestar, ao fim de algumas semanas após o nascimento, caso não se opte pela amamentação ou alguns meses depois em caso contrário.
Embora as hemorragias e as infecções sejam as complicações que mais vezes se manifestam ao longo do puerpério, a sua incidência diminui significativamente graças ao controlo obstétrico e à vigilância médica.
Ao longo do puerpério, a mulher deve ter um especial cuidado com a higiene pessoal, a alimentação, a actividade física e o retomar das relações sexuais.
A realização regular de uma série de exames médicos de vigilância ao longo do puerpério proporcionou uma redução significativa da modalidade materna ao longo desta fase crucial da vida.
AmigdaliteA amigdalite é uma inflamação circunscrita das amígdalas, uma doença normalmente provocada por infecção viral ou bacteriana. E muito frequen...