Caracterizam-se pelo seu considerável conteúdo em todo o tipo de nutrientes básicos: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais, especialmente cálcio.
São considerados aditivos as substâncias que se adicionam aos alimentos para a sua produção ou conservação. Podem ser substâncias naturais ou artificiais e os objectivos da sua associação ao alimento podem ser muito diversos, já que algumas são indispensáveis para manter certos alimentos em boas condições e outras servem apenas para os tornar mais apetitosos.
Conhecer a composição dos alimentos e seleccioná-los respeitando os nossos gostos, mas também em função dos nutrientes que contêm, é um factor chave para a saúde.
Estes alimentos caracterizam-se pelo seu elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico, gorduras, minerais e vitaminas. Convém consumi-los diariamente, embora em quantidades moderadas.
Caracterizam-se pelo seu elevado conteúdo em hidratos de carbono complexos, como os amidos e as féculas, e são a principal fonte de energia proporcionada pela dieta no organismo e a base da alimentação para grande parte da humanidade.
Os alimentos incluídos neste grupo caracterizam-se pelo seu elevado conteúdo em água e pela presença de algumas vitaminas indispensáveis, sendo muito importantes para uma alimentação completa e equilibrada.
Para poder determinar a qualidade dos diferentes alimentos e registar as bases para uma dieta saudável, o mais indicado é classificá-los em grupos integrados por produtos com composição nutritiva equivalente.
Os alimentos deste grupo caracterizam-se pela sua riqueza em minerais e vitaminas, elementos fundamentais para o organismo humano, e pelo seu escasso conteúdo energético, o que os torna ideais para as dietas baixas em calorias.
Arritmias cardíacasAs alterações do ritmo cardíaco podem produzir-se através de mecanismos fisiológicos sem qualquer consequência; porém, por vezes, resultam d...