Actualmente, existem vários métodos que, caso surjam circunstâncias que assim o exijam ou quando a mulher expressamente o solicite, possibilitam um alívio ou a total eliminação das dores durante o parto.
O parto é um processo provocado pelo desencadeamento de potentes contracções uterinas, compreendendo a dilatação do colo do útero, a expulsão do feto do interior do útero e, por último, a saída da placenta.
A episiotomia corresponde à realização de uma pequena incisão na zona genital, no início do período de expulsão do parto, de modo a ampliar a abertura da vagina tanto para facilitar a saída do feto e acelerar a expulsão, como para prevenir a eventual produção de rupturas na zona.
A adequada informação sobre tudo o que irá ocorrer durante o parto e a realização prévia de exercícios físicos específicos permitem enfrentar este acontecimento transcendental com uma atitude positiva e em óptimas condições.
O parto evidencia-se através do desencadeamento de potentes contracções da musculatura do útero que acabam por proporcionar a expulsão do feto para o exterior, embora existam outros sinais e sintomas que anunciam o seu começo iminente.
Higiene dentáriaA higiene dentária é fundamental para prevenir o desenvolvimento de cáries e de doenças nas gengivas. O seu objectivo é muito concreto: elim...