Existem vários procedimentos para calcular a data provável do parto, a partir da data da última menstruação, ou seja, do dia em que se iniciou o último período.
As consultas médicas periódicas são essenciais para a vigilância da gravidez, pois através das mesmas pode-se constatar se a gestação tem uma evolução favorável ou detectar prematuramente uma série de factores e doenças que poderiam alterar a evolução da gravidez.
Embora a ausência de menstruação constitua indício de uma possível gravidez, o diagnóstico torna-se válido com os denominados testes biológicos de gravidez, sendo apenas confirmado através da realização de uma ecografia.
Embora existam exames, como a ecografia,realizados regularmente na vigilância da gravidez, existem outros, como a amniocentese, que apenas são efectuados perante circunstâncias que o indiquem.
Quando se considera que existe um certo risco de se produzirem alterações ou malformações fetais, recorre-se ao diagnóstico pré-natal, uma série de exames que permitem detectar estes problemas durante a gravidez.
O peso idealO peso ideal é um conceito difícil de definir: o que se relaciona com o melhor estado de saúde, o que corresponde a cada pessoa segundo a su...