Qualquer alteração na frequência das menstruações, no volume das perdas ou na duração dos períodos, bem como o aparecimento de hemorragias irregulares, podem constituir sinais ou sintomas de um problema.
A amenorreia designa a ausência de menstruação numa idade em que já deveria ter surgido (amenorreia primária) ou quando desaparece em mulheres que anteriormente já tenham tido menstruações regulares (amenorreia secundária).
A endometriose corresponde à presença de fragmentos do tecido que reveste a cavidade uterina, denominado endométrio, em localizações anómalas, independentemente de ser no aparelho genital ou em órgãos que não estejam relacionados com a reprodução.
Em condições normais, as hemorragias uterinas apenas são provocadas por fenómenos consequentes do ciclo menstrual. A mucosa que reveste a cavidade uterina passa, desde a puberdade até à menopausa, excepto em caso de eventual gravidez, por uma proliferação periódica (...)
Os processos inflamatórios do aparelho genital feminino, normalmente de natureza infecciosa, originam manifestações distintas consoante a zona do problema e, por vezes, provocam complicações ou sequelas.
O prolapso genital corresponde à descida do útero e da vagina, por vezes também de órgãos adjacentes como a bexiga ou o recto, devido à debilidade das estruturas que os mantêm na sua posição normal.
Problema caracterizado pelo desenvolvimento de inúmeros quistos nos ovários, provocando menstruações escassas ou amenorreia e um quadro de infertilidade.
Arritmias cardíacasAs alterações do ritmo cardíaco podem produzir-se através de mecanismos fisiológicos sem qualquer consequência; porém, por vezes, resultam d...