As consultas ao ginecologista têm dois objectivos diferentes: por um lado, são necessárias para que o médico proceda ao diagnóstico de problemas relacionados com o sistema reprodutor e, quando é necessário, para que indique o tratamento oportuno; por outro lado, servem para que o médico entreviste a paciente e efectue uma revisão do seu estado de saúde (...)
O aparelho genital feminino é constituído por uma série de órgãos externos e internos que permitem à mulher desempenhar as suas funções sexual e reprodutora.
O aparelho genital feminino desenvolve uma actividade cíclica que se inicia na puberdade e se prolonga até à menopausa, de modo a possibilitar, em particular, a reprodução.
Todas as mulheres deveriam submeter-se regularmente a um exame ginecológico, pois constitui a forma ideal para se detectar o eventual desenvolvimento de doenças graves, com vista a proceder-se a um tratamento curativo mais simples e eficaz.
O aparelho genital feminino pode ser afectado por várias malformações congénitas, presentes desde o momento do nascimento, devido a um defeito ou alteração no desenvolvimento do embrião.
Arritmias cardíacasAs alterações do ritmo cardíaco podem produzir-se através de mecanismos fisiológicos sem qualquer consequência; porém, por vezes, resultam d...