A ancilostomíase é uma parasitose intestinal comum na costa mediterrânica e nas zonas quentes da América e da África Tropical, podendo provocar um grave quadro de anemia.
É uma doença provocada por vermes que conseguem viver como parasitas em vários órgãos humanos, constituindo uma das principais causas de sofrimento e mortalidade nas zonas tropicais do planeta.
O diagnóstico das doenças provocadas por helmintes realiza-se quase sempre através da análise das fezes do paciente, com o intuito de se detectar os elementos expulsos pelos parasitas adultos que infestam o intestino humano, nomeadamente os próprios parasitas adultos, parte deles (segmentos), as suas larvas ou os seus ovos, que normalmente têm um tamanho microscópico.
As filaríases, endémicas nas zonas quentes e húmidas do planeta, são provocadas por vermes que parasitam a pele e os gânglios linfáticos, originando complicações graves.
A hidatidose é uma doença provocada por vermes que parasitam os cães, cujos ovos, depois de entrarem acidentalmente no organismo humano, provocam a formação de quistos, os quais podem originar várias complicações.
A oxiuríase é um problema muito frequente, sobretudo nas crianças, provocado por um pequeno verme que vive como parasita no intestino humano e cuja presença provoca um intenso prurido na zona anal, sobretudo durante a noite.
As doenças produzidas pelos parasitas constituem um problema sanitário e social muito grave nos países tropicais, onde a sua incidência é muito elevada.
As teníases são problemas provocados por vários vermes que vivem como parasitas no intestino humano. Ainda que, por vezes, não evidenciem sinais ou sintomas, podem originar problemas de índole abdominal ou até perda de peso e anemia.
VIH/SidaA SIDA, sigla da síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma doença infecciosa de origem viral, actualmente muito comum, de evolução cróni...