A constipação, uma das doenças infecciosas mais habituais e frequentes nas estações frias, caracteriza-se por provocar uma abundante secreção nasal e típicos espirros, por vezes acompanhados com febre, dor de garganta e de cabeça.
Um exantema é uma erupção cutânea difusa e mais ou menos extensa ao longo da superfície do corpo, enquanto que o enantema designa a erupção cutânea que se manifesta na superfície das mucosas que revestem as cavidades naturais, sobretudo na boca e na faringe.
Denominação atribuída às várias doenças infecciosas provocadas por vírus transmitidos ao ser humano por insectos ou roedores, que se manifestam através de febre e hemorragias.
A gripe é uma doença muito contagiosa e frequente, que surge sob a forma de episódios epidémicos e costuma evoluir de forma benigna, podendo originar complicações graves nas pessoas debilitadas.
A gripe suína ou gripe porcina é uma forma de gripe aviária, com origem em suínos, que pode ser transmitida aos humanos, através do contacto com animais e objectos contaminados e, por sua vez, entre estes.
A hepatite viral provoca uma inflamação e alteração funcional do fígado que, normalmente, desaparece ao fim de algumas semanas, embora existam casos em que adopta uma evolução crónica e persistente, tendo até a tendência para se agravar com o passar dos anos.
A mononucleose é uma doença viral muito comum nos adolescentes e jovens, que se manifesta fundamentalmente através de febre e inflamação dos gânglios linfáticos, tendo geralmente uma evolução benigna.
A parotidite é uma doença infecciosa aguda cuja manifestação mais evidente é a inflamação das glândulas salivares, sobretudo das parótídas, o que justifica a designação da doença.
AmigdaliteA amigdalite é uma inflamação circunscrita das amígdalas, uma doença normalmente provocada por infecção viral ou bacteriana. E muito frequen...