Abdómen agudo é um termo que os médicos utilizam para designar um grave quadro clínico que constitui uma emergência, muitas vezes cirúrgica, de origem muito variada.
Trata-se de um tumor maligno que tradicionalmente não é muito frequente, mas a sua incidência nos países industrializados tem aumentado progressivamente nas últimas décadas.
A cavidade abdominal é a parte do tronco compreendida entre o tórax e a parte inferior da pélvis e, no seu interior, estão alojados grande parte dos órgãos do aparelho digestivo, bem como do aparelho urinário e reprodutor.
Uma hérnia abdominal consiste na projecção ou saída parcial de um órgão, como o intestino delgado ou o grosso, através de um orifício natural ou de um ponto débil da parede do abdómen, sendo considerado um volume indolor e mole na superfície do corpo.
O pâncreas é a glândula anexa ao tubo digestivo, para a qual é segregada uma substância rica em enzimas destinadas à hidrólise dos alimentos. Produz igualmente as hormonas que regulam a concentração de glicose (açúcar) no sangue.
O pâncreas é o órgão glandular encarregue de produzir a secreção digestiva indispensável para a digestão da comida e o aproveitamento dos nutrientes contidos nos alimentos.
É a inflamação do peritoneu, grave complicação de diversas patologias abdominais, geralmente de desenvolvimento agudo e doloroso que, sem o tratamento oportuno, tende a ter uma evolução perigosa.
AmigdaliteA amigdalite é uma inflamação circunscrita das amígdalas, uma doença normalmente provocada por infecção viral ou bacteriana. E muito frequen...