As bactérias são microorganismos unicelulares que abundam no ar, solo e água. Embora a maioria seja, felizmente, inofensiva para o ser humano, algumas são patogénicas e podem provocar doenças mais ou menos graves.
Ainda que, em alguns casos, os sinais e sintomas de uma doença infecciosa selam tão típicos que não existem quaisquer dúvidas em relação ao agente causador, noutros é necessário realizar determinados procedimentos específicos para se identificar com precisão o microorganismo responsável e para se poder planificar o tratamento mais oportuno.
Os fungos são seres constituídos por uma única célula ou por várias, apesar de não formarem tecidos nem órgãos. Embora se conheçam mais de 100 000 espécies diferentes, a grande maioria é inofensiva para o ser humano, pois apenas cerca de uma centena pode provocar doenças.
Os helmintes são vermes ou larvas de dimensões muito diferentes, alguns microscópicos e outros com várias dezenas de centímetros de comprimento, que podem agir como parasitas do ser humano e provocar doenças.
Os protozoários, para além de serem os seres mais primitivos do reino animal, são organismos unicelulares dos quais se conhecem mais de 20 000 espécies, embora apenas cerca de 30 sejam capazes de agir como parasitas do ser humano e provocar doenças.
Os vírus são os agentes infecciosos mais pequenos conhecidos e caracterizam-se por um mecanismo de acção muito específico, pois invadem o organismo, introduzem-se nas células do hospedeiro e utilizam os seus elementos metabólicos para se multiplicarem.
Desenvolvimento da linguagemO desenvolvimento da linguagem, o principal meio de comunicação do ser humano, necessita de um suficiente amadurecimento do sistema nervoso ...