A audiometria é um estudo que permite avaliar com exactidão a funcionalidade de ambos os ouvidos, determinar se existe uma deficiência da capacidade auditiva e, neste caso, localizar também a sua origem (por exemplo, no ouvido médio ou no ouvido interno).
A doença de Ménière é uma patologia do ouvido interno, caracterizada por recorrentes crises de vertigens acompanhadas por zumbidos no ouvido e perda de audição.
As ondas sonoras procedentes do exterior são captadas pelo ouvido externo, ampliadas pelo ouvido médio e transformadas pelo ouvido interno em impulsos nervosos que viajam até ao cérebro, onde se tornam conscientes.
O ouvido interno proporciona ao sistema nervoso central uma informação essencial para que, juntamente com a informação fornecida pela visão e pelo aparelho locomotor, possa manter-se o equilíbrio corporal.
Denomina-se labirintite a inflamação das estruturas do ouvido interno que contêm os órgãos da audição e do equilíbrio, sentidos que são gravemente comprometidos como consequência desta patologia.
A presbiacusia corresponde à perda da capacidade auditiva que se produz gradualmente com a idade, normalmente a partir dos 50 anos, como consequência do progressivo envelhecimento do órgão da audição.
A surdez corresponde a uma diminuição do sentido da audição: pode-se tratar de uma incapacidade total para ouvir ou de uma perda parcial, também denominada hipoacusia.
VIH/SidaA SIDA, sigla da síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma doença infecciosa de origem viral, actualmente muito comum, de evolução cróni...