O ouvido pode apresentar muitas malformações congénitas das estruturas internas ou externas, principalmente no pavilhão auricular. Se tiverem repercussões ao nível estético, estes defeitos podem ser corrigidos através da cirurgia plástica.
É o nome dado à inflamação do canal auditivo externo, que costuma ser consequência de uma infecção e, em geral, manifesta-se através de dor e supuração no ouvido infectado.
A inflamação do ouvido médio, muito frequente especialmente nas crianças, costuma ser provocada por uma infecção e manifesta-se, em geral, através de dores, saída de secreções e diminuição da capacidade auditiva do ouvido afectado.
A otosclerose é uma patologia que se caracteriza pela formação de tecido ósseo anómalo na cápsula óptica, alterando a função da cadeia de ossículos do ouvido médio e provocando uma progressiva perda de audição.
A otoscopia consiste num exame visual directo do canal auditivo externo e do tímpano efectuado com a ajuda de instrumentos específicos. Trata-se de uma exploração muito comum que, nas suas formas mais simples, é incluída em qualquer exame clínico geral ou de controlo.
O ser humano possui dois ouvidos anatomicamente separados, cada um localizado num lado da cabeça e dividido em três sectores: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.
Menopausa - Repercussões físicaO fim da actividade ovárica que determina a menopausa implica uma progressiva diminuição dos níveis de hormonas femininas, o que provoca uma...