A catarata corresponde a uma opacificação do cristalino, com a consequente perda da transparência que, em condições normais, o caracteriza, o que justifica o facto de a sua principal manifestação ser a diminuição da acuidade visual.
A inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o branco do olho e a face interna das pálpebras, é um problema muito comum que provoca vermelhidão no olho, ardor ou dor, incómodo provocado pela luz, lacrimejar e secreções.
O glaucoma é um problema caracterizado por um aumento da pressão no interior do olho que, caso não seja devidamente tratado, pode provocar a perda irreversível da visão.
A oftalmoscopia, um estudo igualmente denominado exame do fundo ocular, é um exame que permite ao médico observar o interior do olho, incluindo a camada interna e a retina, de modo a estudar o aspecto da sua superfície e a dos vasos sanguíneos que a irrigam.
O olho é um órgão delicado, que se encarrega de captar os estímulos luminosos provenientes do exterior, de modo a transformá-los em impulsos nervosos - estes são, por sua vez, convertidos em imagens visuais.
O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina, provocando a perda da visão do olho afectado. Caso não seja diagnosticado e não se realize o seu oportuno tratamento, pode originar complicações mortais.
Conselhos - alimentação saudávelUma série de conselhos práticos, simples e fáceis podem ajudar a manter uma alimentação saudável – convém tê-los em conta e, na medida do po...