A utilização de produtos cosméticos, disponíveis numa variedade cada vez maior, se bem que tenha uma finalidade prioritariamente estética, também tem uma função protectora da pele, embora não esteja isenta de problemas.
O cuidar das unhas, para além de desempenhar uma evidente função estética, também permite evitar rupturas e deformações, prevenir infecções, protegê-las de agressões químicas ou mecânicas...
Entre o ser humano, o cabelo perdeu a sua missão protectora. Actualmente tem apenas uma função puramente estética. Nesse sentido, os seus cuidados passam pela preservação do seu bom estado e pela alteração da sua aparência de acordo com as preferências individuais e os imperativos da moda.
O aparecimento de rugas no rosto é uma consequência inevitável da passagem do tempo, ainda que seja possível recorrer a vários procedimentos para eliminá-las com fins puramente estéticos.
As erosões e os cortes superficiais são feridas comuns na vida quotidiana que podem ser tratadas sem a intervenção de um médico, mas convém respeitar algumas indicações básicas de modo a prevenir eventuais complicações.
A excessiva exposição ao sol é prejudicial para a pele, pois pode provocar queimaduras, favorece o envelhecimento cutâneo e constitui um factor de predisposição para o desenvolvimento de afecções graves.
A tatuagem é uma marca indelével na superfície cutânea provocada pelo depósito de reduzidos grânulos coloridos na profundidade da pele, nomeadamente na derme, que transparecem através da epiderme, podendo ser provocada por um acidente, por exemplo originada por um disparo de uma arma de fogo à queima-roupa, mas o mais comum é tratar-se de uma marca efectuada voluntariamente.
VaricelaEmbora a varicela seja uma doença eruptiva típica da infância com uma evolução benigna, quando se manifesta nos adultos pode originar sinais...