A pele constitui um revestimento que protege a superfície do organismo contra agentes potencialmente agressivos provenientes do exterior e, entre outras funções importantes, participa activamente no controlo da temperatura do corpo.
As glândulas sebáceas distribuídas por toda a superfície do corpo elaboram uma secreção gordurosa que forma uma película protectora sobre a epiderme e lubrifica os pêlos.
As inúmeras glândulas sudoríparas distribuídas por toda a superfície corporal participam no controlo da temperatura do corpo através da sua secreção líquida e de sabor salgado.
As impressões digitais são marcas que as polpas dos dedos deixam numa superfície lisa, independentemente de serem espontaneamente formadas pela película de suor e sebo que as reveste...
Os pêlos são filamentos finos e resistentes distribuídos praticamente por toda a superfície do corpo, tendo várias denominações de acordo com a sua forma, tamanho e localização: cabelo, pestana, pêlo...
Para além de ser um revestimento de protecção, a pele é, igualmente, um órgão sensorial, já que é composto por inúmeros receptores nervosos capazes de detectar estímulos tácteis, térmicos (frio, calor) e dolorosos.