De modo a melhorar o rendimento e prevenir os efeitos do calor e do frio ambiental, é importante que o equipamento utilizado durante o exercício desportivo se adeque às condições climatéricas.
A obesidade é um problema que, para além de provocar problemas de índole estética, costuma ter graves repercussões na saúde, já que favorece o desenvolvimento da doença coronária, hipertensão arterial, níveis elevados de gordura no sangue, diabetes e cálculos na vesícula.
Embora quase todos estejam capacitados para realizar exercício físico, convém efectuar uma série de exames médicos antes do início de uma actividade regular.
A metabolização de várias substâncias que os músculos armazenam no seu interior, depois de absorvidas do sangue, permite que estes trabalhem ininterruptamente durante várias horas.
A prática regular de exercício físico melhora o rendimento cardiorrespiratório e contribui para a prevenção e tratamento de graves problemas do coração e dos pulmões.
Caso seja realizada de forma adequada, a prática de exercício físico tem efeitos positivos em todas as pessoas, independentemente do sexo, idade e peso.
Sempre que um músculo recebe um estímulo nervoso gera uma contracção que pode ser de dois tipos: isotónica ou isométrica. Na contracção isotónica, a força gerada pelo músculo é superior à proporcionada pela força de gravidade e à resistência dos segmentos esqueléticos nos músculos aos quais está unido, o que provoca a contracção do músculo e a sua consequente aproximação ao segmento esquelético que movimenta.
AfogamentoA imersão num meio aquático durante um período de tempo mais ou menos prolongado provoca uma situação de asfixia e uma eventual passagem de ...