A dermatomiosite é uma doença do tecido conjuntivo caracterizada por alterações de índole inflamatória nos músculos, que perdem a sua potência e capacidade de contracção, embora em alguns casos também possa afectar a pele.
Dado que o tecido conjuntivo está presente em todo o corpo, as suas doenças manifestam-se através de alterações no aparelho locomotor e noutros órgãos e sistemas.
Embora a origem das doenças do tecido conjuntivo ainda seja desconhecida, pensa-se que possam ser provocadas por um hipotético problema auto-imune, em que o sistema imunitário, perante um determinado estímulo, na maioria dos casos não identificável (factor genético, agente infeccioso, contacto com um tóxico, etc.), reage erradamente...
Doença caracterizada pelo aparecimento de nódulos vermelhos na pele acompanhada por mal-estar geral e por uma inflamação dolorosa que, normalmente, tem uma evolução benigna, tendo tendência para uma rápida cura espontânea.
Doença crónica de evolução lenta e progressiva, caracterizada por uma esclerose ou endurecimento das fibras conjuntivas de todo o organismo, com manifestações articulares, musculares, cutâneas e, por vezes, nos órgãos internos.
Doença inflamatória crónica do tecido conjuntivo que provoca alterações, sobretudo ao nível das articulações e na pele, mas também no sistema nervoso, pulmões, rins e sistema cardiovascular.
Doença caracterizada por uma inflamação das paredes arteriais, que provoca várias manifestações de acordo com a localização dos vasos afectados e graves complicações consequentes de uma insuficiência na irrigação dos órgãos que devem nutrir.
São duas doenças que costumam atacar os pacientes em simultâneo, a primeira caracterizada por dores musculares acompanhadas por uma perturbação do estado geral, enquanto a segunda corresponde a uma inflamação da artéria temporal
DepressãoA depressão é um problema psíquico muito frequente, cujo principal sintoma costuma corresponder a uma sensação de tristeza profunda e persis...