A entorse corresponde à distensão excessiva dos ligamentos articulares, sendo esta provocada por uma queda, por um traumatismo ou por um movimento violento.
A fractura óssea designa a interrupção da continuidade de um osso, independentemente de ser parcial ou completa, na maioria das vezes provocada por uma queda ou traumatismo que provoca um impacto violento.
A ligadura de gesso é o recurso mais utilizado para garantir a imobilização de uma parte do corpo afectada por uma fractura óssea, enquanto se produz a consolidação e para o tratamento de outros traumatismos.
Nas lesões ou traumatismos osteoarticulares pode ser necessário improvisar uma forma de imobilização, enquanto se aguarda pela assistência médica ou se transporta o paciente para um centro de saúde.
Embora as ligaduras tenham várias aplicações, a principal consiste na imobilização de uma parte do corpo lesionada, devido a um traumatismo ou qualquer alteração osteoarticular.
A luxação consiste na deslocação dos segmentos ósseos que compõem uma articulação, provocando a sua desunião, sendo normalmente acompanhada por lesões nos ligamentos e na cápsula articular.
A tracção é uma técnica utilizada, entre outras aplicações, no tratamento de determinadas fracturas, de modo a imprimir uma força contínua que mantenha as extremidades ósseas alinhadas ao longo do processo de consolidação da lesão.
EsquizofreniaA esquizofrenia é um grave problema da personalidade caracterizado pelo aparecimento de delírios e alucinações, embora a sua evolução altern...