As articulações são constituídas por superfícies que estabelecem a junção de dois ou mais ossos e por uma série de estruturas periarticulares que garantem a união.
Corresponde à inflamação de uma ou várias articulações, provocada pela acção de vários tipos de microrganismos, sendo uma doença potencialmente grave que necessita do internamento hospitalar do paciente para se proceder ao seu tratamento adequado.
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica de origem auto-imune que afecta simetricamente várias articulações e apresenta uma evolução que se caracteriza por períodos alternados de maior ou menor intensidade.
A artrose é uma doença crónica consequente da progressiva deterioração da cartilagem articular, originando dor e rigidez articular e uma limitação dos movimentos que, nos casos mais graves, pode provocar o insuficiente funcionamento da articulação afectada.
A gota é uma doença do metabolismo caracterizada por uma elevada concentração de ácido úrico no sangue que, embora tenha várias repercussões, manifesta-se essencialmente através de ataques inflamatórios muito dolorosos nas articulações.
A substituição dos segmentos ósseos que constituem uma articulação por próteses artificiais é um recurso extremamente útil e eficaz para acabar com as intensas dores e a incapacidade provocada por doenças como a artrose ou a artrite reumatóide em fases avançadas. Actualmente, existem vários tipos de próteses...
Desenvolvimento da linguagemO desenvolvimento da linguagem, o principal meio de comunicação do ser humano, necessita de um suficiente amadurecimento do sistema nervoso ...