Designação atribuída ao conjunto dos ossos do corpo, caracterizados pela sua dureza e resistência, que entre as suas principais funções possibilitam os movimentos e protegem os órgãos vitais.
Embora a formação dos ossos se inicie durante a vida intra-uterina, o seu crescimento continua até à adolescência, altura em que passam por uma constante renovação que se prolonga durante toda a vida.
A gamagrafia, um exame baseado na utilização de elementos radioactivos, é extremamente útil para o estudo do esqueleto. Este exame consiste na injecção, via circulação sanguínea, de um isótopo radioactivo, inócuo para o organismo...
Os ossos, para além de serem constituídos por células específicas, são ricos em vários minerais. Estes minerais não só garantem a solidez e resistência do esqueleto, como são fundamentais para o normal funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.
Os ossos constituem a estrutura de suporte do organismo, estando encarregues da protecção dos órgãos vitais e de proporcionarem os movimentos do corpo.
A cabeça é a parte superior do corpo humano, sendo formada por quase trinta ossos que constituem o crânio e a face, acolhendo os principais elementos do sistema nervoso central e os órgãos dos sentidos.
Conselhos - alimentação saudávelUma série de conselhos práticos, simples e fáceis podem ajudar a manter uma alimentação saudável – convém tê-los em conta e, na medida do po...