O electromiograma, abreviadamente EMG, é um método que permite analisar a actividade eléctrica dos músculos e dos nervos que controlam os seus movimentos, sendo muito útil para distinguir as doenças musculares dos problemas dos nervos que inervam os músculos examinados.
A espinha bífida é uma malformação congénita que se caracteriza por um defeito na extremidade inferior da coluna vertebral, o canal ósseo que protege a medula espinal, provocando várias alterações na própria medula e nas raízes espinais.
Doença provocada por uma insuficiência na transmissão dos impulsos nervosos para os músculos, que se caracteriza por uma evidente fadiga e debilidade da musculatura, sobretudo ao nível dos olhos, da cara, da garganta e dos membros.
Designação de uma série de processos inflamatórios ou degenerativos, de variada origem, que afectam os nervos periféricos, tanto motores como sensitivos, provocando repercussões de características semelhantes.
As nevralgias designam uma série de doenças que se caracterizam pelo aparecimento de uma dor intensa na zona do corpo inervada por um nervo periférico sensitivo ou por alguns dos seus ramos.
As alterações ou lesões de um nervo periférico podem provocar uma perda temporária ou definitiva, mais ou menos acentuada, da força muscular dos músculos inervados pelo mesmo.
Os traumatismos medulares provocam alterações sensitivas e motoras abaixo do nível da lesão, originando problemas irreversíveis ou de recuperação variável, conforme a deterioração sofrida pelo tecido nervoso, a sua extensão e localização.
Os tumores que comprimam ou destruam a medula espinal provocam alterações da sensibilidade e problemas motores de intensidade progressiva. Por vezes, é possível obter uma evidente recuperação com o oportuno diagnóstico e tratamento.
EpilepsiaÉ uma doença que se caracteriza por ataques súbitos e transitórios de disfunção cerebral, que se manifestam através de episódios de perda de...