Designa as alterações na irrigação do encéfalo que provocam uma brusca quebra no transporte de sangue ao cérebro e a consequente danificação dos seus tecidos, originando a perda transitória ou definitiva das funções controladas pela zona afectada.
Doença caracterizada por um tamanho do crânio inferior ao normal e por um insuficiente desenvolvimento do cérebro, o que provoca várias repercussões neurológicas.
Os traumatismos craniencefálicos podem provocar várias lesões cerebrais, algumas ligeiras e transitórias, mas outras muito graves, colocando a vida do paciente em perigo.
É uma doença do sistema nervoso central de evolução crónica, que se manifesta através de tremor, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e alterações da postura corporal.
Esta denominação engloba um grupo de doenças caracterizadas por uma progressiva deterioração dos neurónios do sistema nervoso central com a missão de controlarem a actividade dos músculos.
Características do recém-nascidoO bebé evidencia, imediatamente após o nascimento, características típicas que se vão alterando progressivamente ao longo dos dias seguintes...