É uma inflamação da mucosa interna da bexiga, normalmente provocada por uma infecção bacteriana, de evolução aguda, tratando-se de uma doença muito comum nas mulheres, que provoca problemas ao urinar.
A entrada e a consequente multiplicação de microorganismos no aparelho urinário é um problema muito comum, constituindo uma das causas mais frequentes de consulta médica.
O aparelho urinário pode ser afectado por vários processos infecciosos, alguns incómodos, mas banais, e outros que, embora manifestem poucos sintomas, por vezes têm uma evolução grave.
É um processo inflamatório de origem infecciosa situado no bacinete e no rim, constituindo uma doença que, caso não seja devidamente tratada, pode ter uma evolução negativa e provocar insuficiência renal crónica.
Actualmente, existe uma grande diversidade de técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico dos traumatismos do aparelho urinário. As mais solicitadas, por serem mais simples e de maior utilidade, são a radiografia simples do abdómen, a urografia de eliminação e a urografia retrógrada.
Os golpes, as quedas e as feridas profundas são as causas mais frequentes de traumatismos das vias urinárias, podendo provocar lesões que, caso não sejam devidamente tratadas, podem originar inúmeras complicações.
Os impactos violentos na zona lombar, como os provocados pelos acidentes de viação e pelas quedas de grandes alturas, podem originar graves lesões nos rins.
Corresponde a inflamação da mucosa interna da uretra. E uma doença normalmente de origem infecciosa, provocada por microorganismos, cujo contágio costuma ocorrer por via sexual.
Exercício físicoA prática regular de exercício físico é extremamente importante para a melhoria da saúde e para a conservação de uma adequada qualidade de v...