A biopsia renal é uma técnica de diagnóstico que consiste na obtenção de uma amostra de tecido do rim para posteriormente se proceder no laboratório ao seu estudo histológico, de modo a que através da sua observação ao microscópio se consiga determinar as alterações que possa apresentar.
Embora o cancro do rim possa adoptar várias formas, as duas mais frequentes são o adenocarcinoma renal, que se manifesta essencialmente entre os adultos, e o nefroblastoma, que apenas se apresenta nas crianças pequenas.
Este termo engloba um grupo de processos inflamatórios localizados nos glomérulos renais, normalmente como complicação de uma infecção de um outro sector do organismo.
E uma insuficiência súbita no funcionamento dos rins, de origem muito diversa, que pode pôr em perigo a vida do paciente, embora seja possível obter-se a total recuperação, se for superado o episódio crítico.
É uma situação provocada pela progressiva deterioração do funcionamento dos rins devido á destruição irreversível de grande parte dos seus tecidos. Caso não se proceda ao seu tratamento adequado, pode pôr a vida do paciente em perigo.
O rim pode ser afectado pelo desenvolvimento de quistos isolados, normalmente inofensivos, mas também por doenças hereditárias que se caracterizam pela formação de inúmeros quistos que impedem o normal funcionamento dos rins.
Higiene dentáriaA higiene dentária é fundamental para prevenir o desenvolvimento de cáries e de doenças nas gengivas. O seu objectivo é muito concreto: elim...