A quantidade de urina produzida pelos rins também denominada diurese apresenta uma variação dependente de inúmeros factores, tais como a quantidade de líquidos e alimentos ingeridos, as características constitucionais do indivíduo, as condições de temperatura e humidade, entre outros.
A diálise a uma técnica que permite a filtração do sangue, com o objectivo de eliminar os produtos tóxicos do metabolismo, de forma a garantir a sobrevivência dos indivíduos que apresentam insuficiência renal grave.
Onde as células da parede da arteríola se transformam nas denominadas células justaglomerulares, encarregues de elaborar uma substância denominada renina - como se vai ver mais a frente, esta intervém na regulação da pressão arterial. Por outro lado, as células do tubo contornado distal deste sector são igualmente diferentes das dos restantes, constituindo uma estrutura denominada mácula densa, muito sensível as variações do conteúdo de sódio do produto filtrado no glomérulo. A actividade conjunta das células justaglomerulares e da mácula densa permite modular, através de determinados mediadores químicos, a eliminação de sódio com a urina e, consequentemente, a concentração ou diluição da mesma, o que tem repercussões no volume de sangue que circula pelo organismo e, por fim, nos valores da pressão arterial.
Os rins são dois órgãos importantes, que continuamente filtram o sangue de modo a regular a sua composição e, sobretudo, eliminar com a urina produzida os resíduos do metabolismo que se podem tornar tóxicos para o organismo.
EsquizofreniaA esquizofrenia é um grave problema da personalidade caracterizado pelo aparecimento de delírios e alucinações, embora a sua evolução altern...