As glândulas supra-renais, situadas por cima dos rins, fabricam hormonas com funções muito diferentes: por exemplo, a regulação do metabolismo orgânico, o controlo da pressão arterial ou o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
A diabetes mellitus é uma doença crónica muito frequente que se caracteriza por uma concentração sanguínea elevada de glicose (hiperglicemia) que, caso não seja controlada, pode provocar problemas agudos e graves complicações a longo prazo.
Trata-se de uma doença crónica pouco frequente que se caracteriza por um défice na produção de cortisol e de outras hormonas supra-renais. Para além disso, como a doença evolui ao longo de muitos anos, provoca uma grande variedade de manifestações.
As glândulas supra-renais desempenham um papel essencial no sistema endócrino, pois elaboram uma série de hormonas que participam em actividades muito diferentes e importantes como o controlo da pressão arterial...
Fala-se de hipoglicemia perante uma evidente diminuição da concentração sanguínea de glicose, uma situação que provoca significativas alterações gerais e neurológicas, por vezes acarretando risco de vida.
Designa o conjunto de manifestações provocadas por um excesso de produção das hormonas elaboradas pelo córtex supra-renal, originado por um hiperfuncionamento do tecido ou por um tratamento com medicamentos de acção semelhante.
VIH/SidaA SIDA, sigla da síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma doença infecciosa de origem viral, actualmente muito comum, de evolução cróni...