As paratiróides são quatro pequenas glândulas, cuja principal função é a elaboração de uma hormona que participa no controlo dos níveis sanguíneos de cálcio.
O desenvolvimento de um tumor maligno na tiróide provoca manifestações locais como a dilatação da glândula, mas o seu principal perigo reside na possível disseminação a outros sectores do organismo.
Qualquer insuficiência na secreção das glândulas paratiróides, quer seja um défice (hipoparatiroidismo) ou um excesso (hiperparatiroidismo), provoca uma alteração dos níveis sanguíneos de cálcio e as suas consequentes repercussões.
Designa o conjunto de manifestações provocadas pelo aumento excessivo e persistente da produção hormonal pela tiróide, originado por várias alterações da glândula.
Designa o conjunto de alterações provocadas por uma deficiente produção hormonal da tiróide, constituindo uma situação que pode comprometer gravemente a qualidade de vida.
A tiróide é uma pequena glândula endócrina situada na parte anterior do pescoço, cujas secreções controlam o metabolismo orgânico. De facto, a tiróide é uma glândula muito especial, com uma função extremamente importante, pois os efeitos das suas hormonas afectam todo o organismo, ou seja, tendo em conta que estimulam a combustão celular, activam o metabolismo e a produção de calor.
A tiroidectomia é a intervenção cirúrgica que consiste na extracção da glândula tiróide, podendo tratar-se de uma Tiroidectomia total, quando se procede à extracção total da glândula, ou de uma tiroidectomia parcial, quando apenas se efectua a extracção de uma parte mais ou menos significativa do órgão, deixando no mínimo uma pequena porção.
VaricelaEmbora a varicela seja uma doença eruptiva típica da infância com uma evolução benigna, quando se manifesta nos adultos pode originar sinais...