A imersão num meio aquático durante um período de tempo mais ou menos prolongado provoca uma situação de asfixia e uma eventual passagem de água para os pulmões, o que pode colocar a própria vida em perigo.
É uma das formas mais frequentes de cancro, a principal entre a população masculina de alguns países desenvolvidos, onde o hábito de fumar é muito comum, constituindo uma das principais causas de mortalidade.
Existem várias doenças que podem provocar uma insuficiência na função respiratória. Isto provoca uma oxigenação inadequada dos tecidos e inúmeras repercussões no organismo, que não só comprometem a qualidade de vida como a colocam em risco.
A paragem dos movimentos respiratórios, com a consequente interrupção da troca de gases entre o ar e o sangue, determina uma situação crítica que, caso não se proceda a um tratamento imediato, pode conduzir á morte.
Existem inúmeras situações provocadas por uma insuficiência respiratória, tanto pela deficiente troca gasosa entre o ar e o sangue a nível pulmonar, como por uma insuficiência nos movimentos respiratórios, em que pode ser necessário recorrer a utilização de um dispositivo mecânico, denominado ventilador ou medidor, de modo a proceder à insuflação dos pulmões e garantir a adequada oxigenação do paciente.
Coração - anatomia e fisiologiaO coração é um órgão vital, pois é o motor do sistema circulatório e responsável por garantir, com a sua incansável acção de bomba impulsion...