A asma brônquica é uma doença crónica que se caracteriza por períodos de súbita dificuldade respiratória - as crises asmáticas , podendo haver períodos livres de sinais e sintomas de duração variável.
São dilatações permanentes e irreversíveis dos brônquios que se manifestam por tosse e expectoração, favorecendo o desenvolvimento de infecções broncopulmonares, que podem alterar significativamente a função respiratória.
É uma inflamação da mucosa que reveste o interior dos brônquios, inicialmente aguda e de curta duração, sendo em geral de origem infecciosa e manifestando-se sobretudo com tosse e expectoração.
A ínflamação crónica da mucosa que reveste os brônquios, normalmente provocada pelo tabagismo, origina uma alteração da função respiratória, causando várias complicações que, em conjunto, deterioram a qualidade de vida.
A tosse é um acto reflexo que, embora possa ser desencadeado voluntariamente, costuma produzir-se de maneira automática perante qualquer irritação ou obstrução na laringe, traqueia ou brônquios, desempenhando uma função defensiva, já que a sua principal finalidade consiste em eliminar qualquer obstáculo que dificulte a passagem de ar para as vias aéreas.
A traqueia e os brônquios são os canais que formam as vias respiratórias inferiores, passagem obrigatória do ar proveniente do exterior para os pulmões e vice-versa.
Exercício físico, bom para todosCaso seja realizada de forma adequada, a prática de exercício físico tem efeitos positivos em todas as pessoas, independentemente do sexo, i...