O desenvolvimento de um tumor maligno na laringe, na maioria dos casos associado ao hábito de fumar, provoca problemas na voz e, se não for descoberto e tratado a tempo, pode acabar por conduzir a um desenlace fatal.
A laringe estabelece a comunicação entre a faringe e a traqueia, constituindo uma passagem obrigatória do ar no seu percurso do exterior para os pulmões durante a inspiração e em direcção inversa durante a expiração.
A inflamação da mucosa que reveste a laringe, uma doença que pode adoptar várias formas, agudas ou crónicas, provocando problemas na voz, dores de garganta e, por vezes, dificuldade em respirar.
São pequenas formações benignas que se produzem nas cordas vocais devido a uma inflamação crónica. Esta pode ser provocada por uma má utilização da voz ou pela acção de substâncias irritantes, tais como o fumo do tabaco, manifestando-se sob a forma de rouquidão e afonia.
A perda de mobilidade de uma corda vocal caracteriza-se apenas por uma alteração específica do tom de voz. Contudo, quando ambas as cordas se encontram paralisadas, pode-se produzir uma grande dificuldade respiratória.
O peso idealO peso ideal é um conceito difícil de definir: o que se relaciona com o melhor estado de saúde, o que corresponde a cada pessoa segundo a su...