O sangue bombeado pelo coração, para poder chegar a todos os tecidos, deve circular através das artérias, com uma determinada força, o que é garantido por um sofisticado sistema regulador que adapta os valores da pressão arterial às suas necessidades.
A elevada pressão arterial é uma doença muito comum e constitui um dos principais factores de risco das doenças cardiovasculares que, em conjunto, representam a principal causa de morte nos países desenvolvidos.
Costuma-se denominar, justificadamente, a hipertensão arterial como uma "assassina silenciosa", tendo em conta que normalmente evolui sem manifestar qualquer sintoma (...)
Fala-se de hipotensão perante a descida da pressão arterial abaixo dos valores normais, ou seja, uma pressão arterial máxima (sistólica) inferior a 90 mm Hg e uma pressão arterial mínima (diastólica) inferior a 60 mm Hg.
A medição da pressão arterial é um gesto essencial numa consulta médica. É efectuada na maioria dos actos médicos e em todos os exames de controlo, pois proporciona importantes dados sobre o estado do coração e das artérias.
É a força que o sangue, impulsionado pelo coração, exerce contra as paredes das artérias para garantir a circulação, tornando-se prejudicial sempre que a sua subida ou descida ultrapasse determinados valores.
Coração - anatomia e fisiologiaO coração é um órgão vital, pois é o motor do sistema circulatório e responsável por garantir, com a sua incansável acção de bomba impulsion...