A angina de peito é a forma de aparecimento mais frequente da doença coronária, embora não seja a mais grave, caracterizada por uma dor torácica que cede ao fim de pouco tempo.
O coração tem um sistema de irrigação próprio, a circulação coronária, que se encarrega de proporcionar ao músculo cardíaco os nutrientes e o oxigénio de que necessita, com vista a manter a sua permanente actividade.
A doença coronária é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, sendo uma típica "doença da civilização" que todos os anos mata milhares de pessoas...
A doença coronária consiste na oclusão das artérias coronárias, o que impede a normal perfusão do miocárdio. Existem vários factores de risco que aumentam a probabilidade de ocorrência desta patologia.
Normalmente, o médico diagnostica uma doença coronária apenas através dos sintomas que o paciente apresenta. No entanto, são necessários vários exames complementares para estabelecer a sua natureza, prever a sua evolução e planificar o seu oportuno tratamento.
Existem diversos medicamentos que aliviam a dor anginosa e que evitam as complicações agudas do enfarte. No entanto, em casos de maior gravidade, a definitiva resolução do problema só é possível através de tratamentos invasivos.
Corresponde à necrose (morte celular) de um sector mais ou menos extenso do músculo cardíaco, provocada pelo défice intenso e prolongado de irrigação sanguínea.
EpilepsiaÉ uma doença que se caracteriza por ataques súbitos e transitórios de disfunção cerebral, que se manifestam através de episódios de perda de...