A circulação extracorporal é um método que permite efectuar operações de coração aberto como, por exemplo, a reparação cirúrgica, a substituição de uma válvula ou até proceder a um transplante cardíaco.
A falência da bomba cardíaca, caso não seja atempadamente diagnosticada e tratada, tem uma série de complicações e repercussões graves que podem colocar a vida em perigo.
Qualquer problema no aparelho cardiovascular provoca graves consequências, já que a insuficiente circulação sanguínea é incompatível com um bom estado de saúde, podendo assim colocar a vida em perigo.
A paragem da actividade cardíaca na sua função de bomba impulsionadora de sangue provoca a interrupção da circulação, uma situação de extrema gravidade que só pode ser revertida através do seu imediato tratamento.
A síncope é a perda de consciência de forma súbita e transitória, provocada pela brusca diminuição da irrigação sanguínea cerebral. Embora possa ser uma situação banal, muitas vezes constitui um sinal de doença grave.
A substituição de um coração doente por outro saudável, proveniente de um dador recém-falecido, é um recurso terapêutico excepcional que permite salvar a vida de pacientes com cardiopatias avançadas que, de outro modo, estariam condenados à morte.
Exercício físicoA prática regular de exercício físico é extremamente importante para a melhoria da saúde e para a conservação de uma adequada qualidade de v...