O aparelho cardiovascular, ou sistema cardiocirculatório, tem a responsabilidade de fazer chegar o sangue a todos os tecidos do corpo, proporcionando-lhes o oxigénio e os nutrientes necessários para o seu metabolismo.
As artérias são os vasos encarregues de conduzir o sangue do coração para os tecidos do organismo e constituem uma grande rede de canais que se subdividem em ramificações cada vez mais finas, chegando a todas as partes do corpo.
Segundo os impulsos rítmicos do coração, o sangue circula pelos vasos sanguíneos, levando aos tecidos todos os elementos necessários para o seu metabolismo e transportando os resíduos até aos órgãos encarregues da sua filtração.
O coração é um órgão vital, pois é o motor do sistema circulatório e responsável por garantir, com a sua incansável acção de bomba impulsionadora, a adequada irrigação sanguínea de todo o corpo.
Existem inúmeros procedimentos diagnósticos de prática muito comum, inclusive rotineira, que permitem confirmar a suspeição clínica de anomalias anatómicas ou funcionais.
A utilização de raios X para o estudo do coração é extremamente útil, pois permite determinar o estado, forma e tamanho do órgão e dos grandes vasos, fornecendo dados que podem orientar o diagnóstico de diversas patologias.
vasos sanguíneos responsáveis por levar novamente para o coração o sangue, pobre em oxigénio e repleto de resíduos, após a sua passagem pelos tecidos orgânicos, proveniente de todas as partes do corpo.
EpilepsiaÉ uma doença que se caracteriza por ataques súbitos e transitórios de disfunção cerebral, que se manifestam através de episódios de perda de...