Unhas de Gel

A radiação UV utilizada na manicure de unhas de gel causa cancro de pele?

Sabemos que a exposição a radiação ultravioleta (UV), nomeadamente a exposição solar, pode causar cancro de pele. No entanto, o risco após exposição às lâmpadas UV utilizadas nos cabeleireiros (e salões de estética) durante a manicure de unhas de gel era menos conhecido. Até recentemente!
 
Um estudo publicado numa revista médica de dermatologia (no Journal of Investigative Dermatology), elaborado por uma equipa americana, revelou que o risco de desenvolver cancro de pele com a exposição às lâmpadas UV utilizadas para secar o gel das unhas é mínimo. Segundo os investigadores, seriam necessárias 13000 a 40000 sessões de manicure (o que equivale a 250 anos de sessões semanais) para aumentar o risco de desenvolver cancro. Ainda assim, mesmo com esta exposição, o risco seria muito baixo. Este é um estudo independente e elaborado sob rigorosas normas científicas, ao contrário de alguns estudos anteriores sobre este tema.
 
Ou seja, pode usar este tipo de tratamento à vontade e sem medos. No entanto, alguns especialistas recomendam o uso de protector solar nas mãos, dado que a exposição aos raios UV está relacionada também com o envelhecimento da pele.
 
Uma nota a ter em conta, é que a radiação UV utilizada nos tratamentos de bronzeamento artificial nos “solários”, essa sim, tem efeitos muito prejudiciais e está relacionada com o aumento do risco de desenvolver cancro da pele. Desde 2009 que a Agência Internacional para a Investigação do Cancro (que pertence à Organização Mundial de Saúde) classificou os raios UV emitidos pelas lâmpadas de solário como cancerígenas e recomenda a evicção deste tipo de tratamentos, bem como da exposição solar sem protecção.
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade