CUIDADOS E HIGIENE
Topo 
É necessário lavar os pés diariamente com água morna e sabão de pH 5.5.
É muito importante secar em contacto, para não esfregar a pele, dando especial atenção aos espaços entre os dedos.
De manhã, depois da higiene, e durante a noite, antes de dormir, deve aplicar um hidratante com ureia em todo o pé, excepto entre os espaços interdigitais.
Pode também aplicar um spray relaxante nos pés no final de cada dia.
Nunca deve utilizar fármacos que não sejam prescritos por um especialista, pois pode causar graves lesões nos pés e agravar as já existentes.
Devem ser cortadas com um corte recto, sem curvas, deixando que a unha sobressaía entre um a dois milímetros da ponta do dedo, limando os cantos e as irregularidades que podem permanecer.
Recomendamos o uso de meias de algodão, que devem ser mantidas limpas, secas e bem colocadas para evitar atrito.
Devem ser do tamanho certo para se encaixar perfeitamente aos contornos do pé e não formarem rugas.
Dado que o exercício e o calor durante a caminhada aumenta a transpiração dos pés, recomenda-se que leve vários pares de meias e os mude várias vezes, por cada etapa percorrida, pendurando as meias usadas na mochila, para secarem enquanto faz mais uma etapa.
Levar um calçado adequado é parte fundamental do equipamento de um caminhante.
As características que o calçado deve apresentar são as seguintes:
Deve ser forte e resistente uma vez que tem que manter-se em bom estado durante toda a caminhada, incluindo em período de treino.
• Deve ser impermeável, mas transpirável, de tal modo que isole os pés das condições adversas do tempo e do campo, mas permita uma adequada ventilação. Por este motivo se recomenda que o forro seja de Gore-tex.
• A parte superior do calçado deve ser de pele, para que isole o pé mas permita a sua transpiração.
• Sistema de cordões para que o calçado se adapte correctamente ao pé.
• Boa adaptação ao pé, porque se muito apertado ou muito largo, pode causar graves alterações morfológicas e de pele.
• Sola média E.V.A. de dupla densidade do choque do pé contra o chão.
• Estabilizador do calcanhar para segurar bem o pé e o tornozelo.
• Sola de borracha ou outro material de alta resistência, com pitons no rasto da sola para conferir um andar mais confortável e maior aderência.
• Leves. O calçado deve pesar o menos possível, para não aumentar o esforço realizado pelas pernas, ao levantar o pé a cada passo.
Para escolher o calçado mais adequado aos nossos pés devemos ter em conta vários conselhos básicos na hora de os comprarmos:
1. Experimente os sapatos ao final do dia, quando o pé está mais dilatado, depois da actividade de um dia.
2. Experimente os sapatos com as meias que utiliza para caminhar.
3. Deve experimentar vários modelos de calçado e caminhar com eles na loja onde os comprar.
4. O calçado que mais se adapta às necessidades dos caminhantes são as botas de trekking.
5. O calcanhar deve ficar bem ajustado ao sapato e os dedos devem ser capazes de se mover livremente dentro da bota.
6. Tenha em conta que vai fazer muitos quilómetros com o calçado, pelo que o importante é que seja cómodo e se adapte à anatomia dos seus pés.
7. Escolha o calçado que melhor se adapte a seus pés, e não aquele que esteticamente mais lhe agrade.
8. Nunca estreie o calçado numa longa caminhada, sem o utilizar antes, durante algumas semanas, em pequenas caminhadas.
9. Depois de concluída a etapa, recomenda-se o uso de chinelos ou sandálias para descansar os pés doridos e deixar ventilar as botas usadas durante toda a jornada.
O BASTÃO DE CAMINHADA
Topo 
O uso de um bastão de caminhada, permite que os pés recebam até 10% menos de peso em cada passo, além de que é uma importante ajuda em caminhos mais irregulares.
PREPARAÇÃO DIÁRIA ANTES DE INICIAR A MARCHA
Topo 
Trata-se de preparar o organismo e, em especial, o sistema músculo-esquelético nos esforços que esperam por si ao longo da jornada.
Comece com exercícios de alongamento, de pé com as pernas separadas, estendendo os braços para cima, tentando chegar com as mãos o mais alto possível. Em seguida, com a movimentação e alongamento dos ombros.
Estique a coluna e faça um especial enfoque na musculatura dos membros inferiores, fundamentalmente dos músculos da coxa anterior e posterior e do tendão de Aquiles.
Depois dos alongamentos, descalce-se e realize uma suave auto massagem aos pés, em especial nos calcanhares e nos dedos dos pés. Esta massagem servirá para activar a circulação, aquecer os músculos dos pés e evitar as sensações de cãibras. Também se pode aplicar um pouco de vaselina sobre as zonas dos pés que com frequência sofrem lesões, ou colocar uns adesivos para evita-las. Em seguida coloque umas meias de tecido natural e o calçado apropriado.
CONSELHOS PARA DEPOIS DA CAMINHADA
Topo 
Una vez percorrida a etapa diária, é imprescindível não ficar parado, ou fazer um arrefecimento progressivo, que se pode realizar recorrendo aos últimos minutos da etapa de maneira mais lenta e suave, insistindo nos membros inferiores e na coluna vertebral.
Sempre que possível, deverá tomar um banho quente que ajuda a relaxar e realizar uma auto massagem aos seus pés.
Se tiver algum ponto doloroso nos tendões, músculos ou articulações pode fazer umas massagens sobre os mesmos, com um cubo de gelo, descrevendo círculos lentamente sobre a zona dolorida, ou também colocando uma bolsa com gelo sobre essa zona.