O ''peso ideal" é um conceito difícil de definir: o que se relaciona com o melhor estado de saúde, o que "corresponde" a cada pessoa segundo a sua idade, sexo, estatura e tipo de constituição física... Definições superficiais: a primeira é muito relativa, enquanto que a segunda baseia-se em dados estatísticos comparativos e não estritamente em questões personalizadas.
O ''peso ideal" é um conceito difícil de definir: o que se relaciona com o melhor estado de saúde, o que "corresponde" a cada pessoa segundo a sua idade, sexo, estatura e tipo de constituição física... Definições superficiais: a primeira é muito relativa, enquanto que a segunda baseia-se em dados estatísticos comparativos e não estritamente em questões personalizadas. Cada pessoa tem as suas próprias características físicas, derivadas tanto de factores constitucionais hereditários como de outros de tipo ambiental, como é, apenas para dar um exemplo, o maior ou menor desenvolvimento da musculatura: não será igual o peso dos músculos de quem leva uma vida sedentária de quem faz um trabalho pesado ou vá ao ginásio todos os dias.No entanto, não são poucos os objectivos de traduzir estes conceitos em números, em indicações precisas, porque aquilo que se sabe ao certo é que o excesso de peso faz-se acompanhar de problemas de saúde e, quanto maior for, de um risco de mortalidade prematura mais elevado.A idade é uma variável fundamental, porque o peso aumenta gradualmente durante a primeira época da vida e apenas se estabiliza a partir dos 25 anos. Outra também destacada é o sexo, já que em igualdade com outros parâmetros os homens têm um peso superior às mulheres, por possuírem um esqueleto e uma musculatura mais desenvolvidos.A relação mais constante é a de altura/peso e a partir dela elaboraram-se fórmulas distintas que tentam definir o peso ideal. Por exemplo: Peso ideal = (Altura em cm - 150) X 0,75 + 50 Ou, então, outra que tem em conta o sexo:Peso ideal = Altura em cm - 100 - (Altura em cm - 150) /x em que x corresponde a 2 para as mulheres e a 4 para os homens.Estas fórmulas servem apenas de orientação e não se podem adoptar literalmente, porque compreendem oscilações de um mínimo de 10%, não têm em consideração uma variável tão importante como o tipo de constituição física. Daí que se tenham estabelecido tabelas que também têm em consideração esse parâmetro e que são a base mais utilizada para calcular o peso ideal.
Informações adicionais
Tipos de constituição física
Topo 
É óbvio que nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de constituição física: há quem seja mais magro por natureza, enquanto que outros são mais encorpados, de modo que não têm o mesmo peso, embora sejam do mesmo sexo e tenham o mesmo tamanho. Para que os dados não acabem por ser subjectivos, pode-se ter como referência o perímetro do pulso:
MULHERES:
• Constituição magra: menos de 14 cm
• Constituição média: entre 14 e 16,5 cm
• Constituição robusta: superior a 16,5 cm
HOMENS:
• Constituição magra: menos de 16 cm
• Constituição média: entre 16 e 20 cm
• Constituição robusta: superior a 20 cm