Os tremores são a perturbação involuntária dos movimentos mais comum. Podem afectar um ou os dois lados do corpo e a sua incidência aumenta com a idade.
Os tremores são a perturbação involuntária dos movimentos mais comum. Podem afectar um ou os dois lados do corpo e a sua incidência aumenta com a idade.
CAUSAS
Topo 
Existem cinco tipos de tremores, cada um deles com causas diferentes.
Tremores de descanso. Um braço ou uma perna tremem quando a pessoa está sentada ou a descansar. Podem ser provocados por doença de Parkinson, lítio, fármacos antipsicóticos e intoxicação por metais pesados, por exemplo cobre.
Tremores posturais. Estes ocorrem quando uma pessoa estende as mãos. Podem ser devidos a alcoolismo, hipertiroidismo, doença de Parkinson ou stress pós-traumático.
Tremores cinéticos ou intencionais. Estes seguem um padrão intencional, por exemplo tocar no nariz com um dedo ou tocar à campainha de uma porta. Pensa-se que sejam devidos a lesões no cerebelo — a parte do cérebro que coordena os movimentos — provocadas por alcoolismo, AVC, esclerose múltipla ou medicação contra convulsões ou sedativa.
Tremores específicos de tarefas. Estes ocorrem com uma tarefa específica — por exemplo, tremores na mão quando se escreve. A causa não é clara.
Tremores psicogénicos. Estes diminuem ou param quando a pessoa está distraída, sugerindo uma causa psicológica. As pessoas com tremores psicogénicos têm com frequência doenças psicológicas ou psicossomáticas.
PREVENÇÃO
Topo 
Fadiga, tensão e cafeína podem conduzir a tremores ou tornar os tremores mais visíveis. Não beba mais de duas bebidas alcoólicas por dia (uma bebida equivale a 340 ml de cerveja, 140 ml de vinho ou 50 ml de bebidas alcoólicas destiladas), pratique exercício regularmente e não fume. Evite a cafeína e durma muito para prevenir ou reduzir os tremores.
DIAGNÓSTICO
Topo 
O médico pode diagnosticar tremores com base nos sintomas e na história clínica. Fazem-se análises de sangue quando se suspeita de hipertiroidismo. Nos casos de tremores em descanso e postural, pode recorrer-se a uma avaliação neurológica para verificar a eventual presença da doença de Parkinson. No caso de tremores cinéticos, podem fazer-se exames de imagem do cérebro em busca de lesões.
TRATAMENTOS
Topo 
O tratamento de perturbações como a doença de Parkinson e hipertiroidismo pode eliminar os tremores. Se foram provocados por medicação, elimina-se o medicamento, reduz-se a sua dosagem ou substitui-se por um medicamento similar.
Medicação. Usam-se vários fármacos para tratar os tremores, incluindo anticonvulsivantes, medicação para a pressão arterial, por exemplo o propanolol, medicamentos contra a epilepsia, por exemplo a primidona ou tranquilizantes.
Cirurgia. Quando os medicamentos são insuficientes, a cirurgia ao tálamo, uma estrutura cerebral implicada nos tremores, pode reduzir os sintomas. A estimulação profunda do cérebro envolve o implante de um dispositivo eléctrico no peito com um cateter para o tálamo, pelo qual passa uma corrente eléctrica que bloqueia os impulsos nervosos que provocam os tremores. A talamotomia é a cirurgia ao cérebro que secciona o tálamo para reduzir os impulsos responsáveis pelos tremores.
Factores de risco:
Abuso de álcool
Cafeína
Stress
Hipertiroidismo
Doença de Parkinson
Esclerose múltipla
Sedativos e anticonvulsivantes
Metais tóxicos