Perturbações alimentares e dietas especiais

Se não se segue uma alimentação completa, variada e equilibrada, adaptada às necessidades de cada pessoa, surgem problemas a longo prazo.

Se não se segue uma alimentação completa, variada e equilibrada, adaptada às necessidades de cada pessoa, surgem problemas a longo prazo.

Um caso exemplar é o da obesidade, a perturbação alimentar mais frequente nas sociedades desenvolvidas, uma das

chamadas "doenças da civilização". Na sua origem costuma estar a grande oferta de alimentos, muitas vezes superficiais e promovidos por uma publicidade enganosa, bem como o sedentarismo e o stress próprio da vida moderna, que não permite dedicar à alimentação a atenção merecida e que incita a comer indiscriminadamente como válvula de escape para acalmar a ansiedade.

Exemplo contrário é o da desnutrição, lamentavelmente vigente em amplas zonas do planeta, em regiões assoladas pela pobreza, onde boa parte da população obtém uma quantidade nutricional global insuficiente.

Mas, por vezes, surgem deficiências nutricionais não tanto pela falta de recursos, mas sim por se seguir uma alimentação desequilibrada - desta forma, surgem as carências de minerais ou de vitaminas indispensáveis ao organismo, com repercussões muito diversas para cada caso.

O mais absurdo ainda, é que nos países mais ricos, muitas vezes levados por algo tão superficial como a "moda da magreza", surgem perturbações no comportamento alimentar, como a anorexia nervosa e a bulimia, doenças às quais convém prestar muita atenção, pois afectam especialmente os adolescentes.

Por outro lado, incluem-se neste capítulo conceitos básicos sobre as dietas ou regimes a seguir em situações especiais como, por exemplo, quando se tem febre ou perante um quadro diarreico, ou ainda perante uma situação de prisão de ventre, bem como métodos de prevenção ou até de tratamento de algumas doenças: a dieta sem sal para a hipertensão arterial, a dieta contra o colesterol, etc.
Para saber mais consulte o seu Nutricionista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
NUTRICIONISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade