Intoxicação por metais pesados

A falta de precaução no âmbito profissional constitui a causa mais frequente de intoxicação por mercúrio e chumbo.

Intoxicação por mercúrio

Topo O mercúrio é um metal pesado - ainda que à temperatura ambiente se encontre no estado líquido - utilizado no fabrico de instrumentos, tais como os termómetros, os esfigmomanómetros e os barómetros, nas dentaduras, como componente de medicamentos e em vários processos industriais.

A intoxicação aguda costuma ser provocada pela ingestão do metal no estado líquido de forma acidental ou com fins suicidas. Dado os efeitos corrosivos do mercúrio no seu estado líquido, as manifestações iniciais da intoxicação por via digestiva costumam ser provocadas pela inflamação e formação de úlceras no tubo digestivo, nomeadamente fístulas e sangue na boca, dor abdominal, vómitos sanguinolentos e diarreia hemorrágica intensa. No entanto, as lesões mais graves afectam os rins, pois pode originar uma insuficiência renal que, nos casos mais graves, pode provocar a morte da vítima. O tratamento, que deve ser realizado com urgência, consiste na realização de uma lavagem gástrica e na injecção intramuscular de dimercaprol, uma substância que facilita a eliminação do mercúrio.

A intoxicação crónica, muito mais frequente, costuma afectar operários que tenham inalado vapores de mercúrio de forma persistente. Neste caso, as manifestações evidenciam-se gradualmente, já que, para além das possíveis lesões digestivas já descritas, costumam desenvolver-se úlceras na pele, tremores e paralisia nos membros. O tratamento baseia-se no afastamento definitivo do paciente do ambiente contaminado e na administração de dimercaprol.

Intoxicação por chumbo

Topo A intoxicação por chumbo evolui quase sempre de forma crónica, originando uma doença denominada saturnismo. Este problema costuma afectar os operários de indústrias ou aqueles em cujas actividades se utiliza o chumbo ou os seus sais, como acontece em fundições, tipografias e fábricas de automóveis, plásticos e tintas. As manifestações iniciais do saturnismo são pouco específicas: cansaço, dores musculares, irritabilidade, problemas digestivos e formigueiros. As restantes manifestações mais características, como a anemia, lesões nas gengivas, dores abdominais, alterações vasculares, paralisia dos membros superiores e a afectação do encéfalo, apenas se manifestam ao fim de determinado período de tempo. O tratamento passa por afastar em definitivo o paciente do ambiente contaminado e na administração de vários tipos de medicamentos para se atenuar os sinais e sintomas, prevenindo as complicações.

Informações adicionais

Medidas de prevenção

Topo

A prevenção da intoxicação por mercúrio e chumbo passa pela minuciosa adopção de uma série de regras de higiene no âmbito profissional:

• Informar e formar os operários em relação ao risco consequente da exposição destes metais e às medidas higiénicas que devem tomar.

• Garantir uma adequada ventilação e extracção de fumos e vapores.

• Dispor de um sistema eficaz para a recolha e isolamento do material tóxico.

• Utilizar máscaras, luvas e vestuário apropriado.

• Tomar banho e mudar de roupa após o trabalho.

• Realizar exames médicos para se seleccionar as pessoas aptas, antes de iniciar o trabalho, e revisões médicas e dentárias regulares.

Para saber mais consulte o seu Médico Internista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
MÉDICOS INTERNISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade