Sintomas de alarme no bebé

Dado que os primeiros meses de vida constituem um período muito delicado em que o organismo do bebé se vai progressivamente adaptando à vida autónoma à medida que vai amadurecendo e desenvolvendo, deve-se realizar consultas médicas regulares, de início uma vez por mês, para verificar se a sua evolução não evidencia qualquer problema e se o bebé goza de boa saúde.

Dado que os primeiros meses de vida constituem um período muito delicado em que o organismo do bebé se vai progressivamente adaptando à vida autónoma à medida que vai amadurecendo e desenvolvendo, deve-se realizar consultas médicas regulares, de início uma vez por mês, para verificar se a sua evolução não evidencia qualquer problema e se o bebé goza de boa saúde. Ao longo destes encontros com o pediatra, os pais têm uma excelente oportunidade para exporem os seus receios e enumerarem as suas dúvidas, normalmente várias, de modo a ficarem a conhecer com fundamento as necessidades do bebé e os cuidados básicos que os mesmos necessitam, quais as características normais do comportamento infantil e, o que é muito importante, o que fazer quando se pensa que algo vai mal.

Como uma das principais funções do pediatra é aconselhar os pais sobre o seu pequeno paciente, convém que estes estabeleçam com o médico uma relação de máxima confiança, devendo sempre seguir rigorosamente os seus conselhos, sem se deixarem guiar pelas opiniões de familiares ou conhecidos. Entre outras questões, convém que combinem com o pediatra a melhor forma de poderem entrar em contacto com ele, em caso de um receio repentino, por exemplo por telefone, de modo a poderem ouvir os seus conselhos. Como existem situações que proporcionam o desenvolvimento de problemas em que não se deve aguardar pela próxima consulta, já que ao longo desta época de vida qualquer alteração na saúde pode ter uma rápida evolução desfavorável, considera-se necessária uma intervenção médica imediata perante o eventual aparecimento dos sintomas a seguir enumerados.
Para saber mais consulte o seu Pediatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
PEDIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade