Crescimento

A infância caracteriza-se por um evidente aumento do peso e das dimensões do corpo, mas como os seus valores variam consoante os casos, deve-se controlar o ritmo de crescimento, um parâmetro que costuma indicar o estado de saúde da criança.

Evolução do peso

Topo

O peso dos recém-nascidos de termo é muito variável, pois situa-se entre os 2,5 e os 4 kg, embora seja, em média, de 3,5 kg para os bebés do sexo masculino e de 3,25 kg para os do sexo feminino. Embora se verifique, nos primeiros dias de vida, uma certa descida do peso, que pode alcançar até cerca de 10% do total, a perda é rapidamente recuperada, no máximo, até ao décimo dia, assistindo-se de seguida a uma contínua subida de peso. Todavia, o ritmo do aumento de peso, ao longo do primeiro ano de vida, não é homogéneo, sendo em média de 30 g por dia ao longo dos três primeiros meses, de cerca de 20 g diários no segundo trimestre, de cerca de 15 g por dia no terceiro e 10 g diários no quarto.

Como se pode controlar o ritmo do aumento de peso e detectar eventuais desvios, tanto por défice como por excesso, através da sua medição regular, deve-se efectuar uma medição semanal ao longo da primeira época, enquanto que, posteriormente, apenas se deva fazê-lo uma vez por mês.

O bebé costuma duplicar o seu peso até aos cinco meses e triplicá-lo até completar o primeiro ano de idade. Partindo de um peso de 3 a 3,5 kg quando nasce, ao fim de um ano o bebé alcança em média cerca de 10 kg de peso, embora os valores normais se situem, dadas as diferenças no momento do nascimento, entre os 7,5 e os 12 kg.

Dado que o aumento, ao longo do segundo ano de vida, é muito mais moderado, em média de 2,5 kg, o bebé alcança, aos dois anos de idade, cerca de 12 a 13 kg de peso, embora oscile entre os 10, 5 e os 14, 5 kg. Como os valores, ao longo deste período, oscilam significativamente, não se deve pesar o bebé com tanta frequência, já que uma medição por semana poderia gerar confusão, devendo-se apenas fazê-lo de dois ou de três em três meses para se verificar com maior rigor o ritmo do aumento do peso.

Como o aumento de peso, entre os 3 e os 5 anos, é bastante constante, de cerca de 2 a 2,5 kg por ano, quando o bebé completar 3 anos pesa entre 14 a 15 kg, com 4 anos pesa, em média, cerca de 16 kg e, quando completa 5 anos, pesa à volta de 18 kg. Embora o aumento de peso seja, seguidamente, muito variável, até cerca do início da puberdade o aumento do peso anual é de cerca de 3 a 4 kg. Todavia, deve-se referir que os valores oscilam consoante os casos, já que o progressivo aumento de peso depende tanto dos próprios factores constitucionais como da nutrição do bebé.

Evolução da altura

Topo

A altura dos recém-nascidos situa-se entre os 48 e os 52 cm, em média 50 cm para os do sexo masculino e 49 cm para os do feminino. Ao longo do primeiro ano de vida, aumenta rapidamente até alcançar, por volta do primeiro ano de idade, em média, os 74 cm, embora varie entre os 65 e os 80 cm. O aumento médio ao longo do primeiro ano de vida oscila à volta dos 25 cm, 16 cm durante o primeiro trimestre e cerca de 9 cm no segundo.

Dado que a altura aumenta, ao longo do segundo ano de vida, cerca de 12 cm, aos 2 anos o bebé alcança uma estatura média de 84 a 86 cm, oscilando entre os 78 e os 95 cm. Com 2 anos, o bebé costuma alcançar uma altura equivalente a metade da sua estatura definitiva, que vai alcançar no fim da puberdade.

Ao longo do terceiro ano, a altura do bebé aumenta mais 8 cm, alcançando em média os 93 e os 95 cm. Como este ritmo de crescimento se mantém durante os anos seguintes, aos 4 anos de idade, a altura do bebé é, em média, de 100 a 102 cm e aos 5 anos de cerca de 108 a 110 cm. Em seguida, costuma produzir-se uma aceleração do crescimento, um típico "salto', antes da etapa da puberdade. Como é óbvio, o ritmo de crescimento da altura também varia significativamente consoante o indivíduo.

Evolução do perímetro cefálico

Topo

Entre os recém-nascidos, o perímetro cefálico mede, em média, 34 a 35 cm. No entanto, como o cérebro, ao longo da primeira época, evidencia um desenvolvimento significativo, numa fase em que os ossos do crânio ainda não estão completamente soldados, proporciona igualmente um considerável aumento do perímetro cefálico durante o primeiro ano de vida, por volta dos 12 cm. Em suma, ao fim de um ano, o perímetro cefálico do bebé é de 46 cm, embora oscile entre os 42 e os 49 cm, fazendo com que o perímetro da cabeça seja, ao longo desta fase, aproximadamente semelhante ao do tórax. A medição do perímetro cefálico é extremamente importante, já que o crescimento demasiado rápido da cabeça costuma constituir o primeiro sinal de uma hidrocefalia , enquanto que o abrandamento do dito crescimento costuma corresponder ao encerramento prematuro dos ossos do crânio ou a um atraso do desenvolvimento do cérebro.

Ao longo do segundo ano de vida, o crescimento do encéfalo diminui de forma significativa, já que o perímetro cefálico aumenta apenas 2,5 a 3 cm, o que faz com que o volume do seu encéfalo alcance 1/5 do seu volume total na idade adulta.

De facto, como a proporção entre a cabeça e o resto do corpo vai diminuindo progressivamente com o passar dos anos e à medida que o peso e a altura do bebé continuam a aumentar, o perímetro cefálico alcança cerca de 49 a 50 cm perto dos 3 anos, enquanto que nos três seguintes apenas cresce 1 a 2 cm por ano.

Informações adicionais

Como se mede a altura do bébé

Topo

o longo do primeiro ano de A vida, deve-se medir a altura, colocando-se o bebé de barriga para cima sobre uma régua graduada, com a cabeça no zero e esticando-lhe as pernas para se efectuar a medição até aos calcanhares. A partir do momento em que o bebé se conseguir manter de pé, o médico pode utilizar, nas consultas regulares, as mesmas técnicas de medição que num adulto, mas com instrumentos específicos para a reduzida estatura do bebé. Como é óbvio, em casa, pode-se recorrer a procedimentos simples em que o único equipamento necessário é uma fita métrica, embora esta não deva ser utilizada directamente sobre o corpo do bebé.

Um método simples e eficaz consiste em colocar o bebé de pé e descalço contra uma parede ou uma porta, com a cabeça levantada, apoiar um livro ou um objecto rígido e plano sobre a sua cabeça, de modo a alisar o cabelo, efectuar um sinal nessa área e, por último, medir com a fita métrica a distância entre o sinal e o chão.

Para saber mais consulte o seu Pediatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
PEDIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade