O recém-nascido

O recém-nascido é um ser ainda imaturo que evidencia características muito especiais.

Ao longo deste capítulo iremos descrever detalhadamente as peculiaridades da criança que acaba de nascer e, também, os cuidados e vigilância médica que devem ser efectuados regularmente durante os primeiros dias de vida. Esta é uma informação muito valiosa para os pais, sobretudo se se tratar do primeiro filho, visto que após nove meses de espera chega finalmente a hora de conhecer o bebé, o momento de confrontar as expectativas com a realidade e é natural que exista um certo receio pelo estado do bebé - trata-se de uma apreensão lógica, mas que pode ser atenuada se os pais estiverem devidamente informados.

De facto, os primeiros dias de vida constituem um período delicado, porque o recém-nascido tem de enfrentar pelos seus próprios meios uma situação completamente nova, que exige um grande esforço de adaptação ao seu ainda imaturo organismo. Por isso, a vigilância médica do recém-nascido é extremamente importante, nomeadamente o exame inicial realizado na própria sala de partos, efectuado para se determinar a necessidade de se proceder a alguma medida terapêutica de urgência, sem perda de tempo, e os testes posteriores, realizados de forma mais serena ao longo dos dias seguintes, aproveitando-se a permanência da mãe na maternidade enquanto recupera do esforço do parto. Existem vários procedimentos que permitem avaliar com precisão o estado do bebé ao longo deste período crítico, comprovar se o mesmo se adapta satisfatoriamente ao mundo exterior ou, eventualmente, descobrir se evidencia algum problema e se necessita da implementação de algum procedimento médico para tentar solucioná-lo.

Deve-se referir que os cuidados ao recém-nascido efectuados nos centros hospitalares, de forma sistemática nos países desenvolvidos, proporcionaram a redução significativa, ao longo das últimas décadas, das taxas de mortalidade neonatal - logo, deve-se conhecer detalhadamente a vigilância efectuada ao recém-nascido.
Para saber mais consulte o seu Pediatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
PEDIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade