Infertilidade

Embora a infertilidade seja um problema cada vez mais frequente, a taxa de sucesso obtida com os tratamentos actualmente existentes é igualmente maior.

Calcula-se que entre 10 a 15% dos casais em idade fértil são inférteis, ou seja, não conseguem obter uma gravidez mesmo que tenham relações sexuais de forma regular e sem recorrer à utilização de métodos contraceptivos durante um tempo prolongado, o que significa que, actualmente, existem milhares de casais inférteis em todo o mundo.

De facto, a infertilidade constitui um problema tão antigo como a própria civilização humana, como o comprovam as representações artísticas que ilustram cerimónias de fertilidade de culturas de todo o mundo, desde a América anterior a Colombo até à Polinésia. Este facto constatado não choca com outro igualmente comprovado: a incidência do problema, sobretudo nos países economicamente desenvolvidos, aumentou de forma muito significativa nas últimas décadas. Embora seja difícil encontrar explicações satisfatórias para este dado, há quem proponha que, entre ou- tras razões, a difusão da utilização de métodos contraceptivos e a integração da mulher no mercado profissional, com as consequentes alterações no estilo de vida dos casais em inúmeras sociedades, fizeram com que se começasse a optar por ter filhos em idades mais avançadas, altura em que a incidência de problemas potencialmente causadores de infertilidade aumenta.

Em seguida, iremos abordar o problema da infertilidade, de forma superficial, mas rigorosa, mencionando as suas diversas causas de maneira mais detalhada, os procedimentos efectuados para se estabelecer o diagnóstico da sua origem consoante cada caso específico e os recursos terapêuticos actualmente disponíveis para tentar solucioná-lo.
Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: frase_medicos_especialidade_18

Filename: artigo/enciclopedia.php

Line Number: 418

GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade